Responsáveis pelo blog: Prof. Bethy e Aluna Larissa (T: 202)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Formação Continuada dos Servidores do Colégio Tancredo Neves

Realizada de 18 a 22 de Julho de 2011, onde foram abordados os seguintes assuntos: Vídeo e discussões sobre “Disciplina e Limites” (Professor Celso Antunes); Estudo da Resolução 7/2010, que fixa as diretrizes do Ensino Fundamental de nove anos; Discussões sobre o Regimento e o Projeto Político Pedagógico da escola; Palestra sobre Bullying, com a Professora da ULBRA e 8° CRE, a advogada Silvia Lopes da Luz.








COLÉGIO TANCREDO NEVES - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - Ano 2011

O QUE É O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

O Programa mais Educação (Portaria Interministerial nº 17/2007) é uma iniciativa do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, articulando diferentes ações, projetos e programas nos Estados, Distrito Federal e Municípios, em consonância com o projeto pedagógico da escola, ampliando tempo, espaços e oportunidades, através da articulação das políticas setoriais envolvidas e possibilitando a todos o “DIREITO DE APRENDER”.

O QUE É A EDUCAÇÃO INTEGRAL

A Educação Integral constitui ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral ás crianças, adolescentes e jovens, sujeitos de direitos que vivem uma contemporaneidade marcada por intensas transformações e exigência crescente do acesso ao conhecimento, nas relações sociais entre diferentes gerações e culturas, nas formas de comunicação, na maior exposição aos efeitos das mudanças em nível local, regional e internacional. Ela se dará por meio de ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos.

Não se trata, portanto, da criação ou recriação da escola como instituição total, mas da articulação dos diversos atores sociais que já atuam na garantia de direitos de nossas crianças e jovens na co-responsabilidade por sua formação integral.

O Programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para a ampliação da jornada escolar. Criado em 2007, tem por objetivo ampliar o tempo e o espaço educacional dos alunos na rede pública. Trata-se de uma contribuição para a formação integral das crianças, adolescentes e jovens pela articulação de ações, projetos e programas do Governo Federal. A iniciativa promove ações sociais e educacionais em escolas e/ou em outros espaços socioculturais.

Os alunos participam em turnos opostos. Com isso o programa oferece novas oportunidades educativas, novas atividades educacionais, podendo reduzir a evasão, a repetência e as distorções de idade-série, por meio de opções culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer.

Atualmente o Programa Mais Educação do Colégio Tancredo Neves possui 120 alunos (60 por turno), sendo duas turmas pela manha e duas à tarde com as seguintes oficinas: Matemática, Canto coral, Xadrez tradicional, Capoeira, Teatro e Informática, com a coordenação da Professora Valnir Ramos do Nascimento.









quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefícios da saúde e do bem-estar. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promoverem a prática da atividade física. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o evento oferece a oportunidade de as pessoas pararem tudo o que estão fazendo para se movimentar.

Realizado no Brasil desde 1995, e coordenado pelo SESC de São Paulo, o Dia do Desafio foi idealizado há mais de três décadas pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã.

Santa Maria venceu a cidade venezuelana de La Guaira no Dia do Desafio 2011, que ocorreu em 25 de maio. Segundo os organizadores da atividade, o placar de mobilização de pessoas nesse dia foi: Santa Maria = 39,32% e La Guaira = 0,67% .

A nossa escola abaixo :







Banda Estudantil Colégio Estadual Tancredo Neves

A Banda Estudantil do Colégio Estadual Tancredo Neves, foi fundada em 15 de julho do ano de 2009, tendo como finalidade incluir a música no contexto escolar oferecendo aos alunos, familiares e toda a comunidade escolar a imensa magia musical, um encontro entre a arte, o civismo e a educação social, buscando encontrar harmonia no mundo em que vivemos, promovendo a melodia para o presente e ritmo para trilhamos o futuro do Brasil, oportunizando aprendizagem, conhecimento, entretenimento e lazer.

Esta Banda Estudantil tem em sua formação crianças, jovens e adultos que integram o corpo discente e que buscam através da música um mundo mais alegre e contagiante, preparando-se para que no futuro tenham uma oportunidade a mais no imenso mercado de trabalho, pois acreditam que através da música resgatam valores éticos, morais e sociais.

A Banda Estudantil do Colégio Estadual Tancredo Neves atualmente é composta por 34 integrantes e o instrutor regente o Sr. Manoel Vinicios Pinto Rodrigues.